Reflexão livre sobre a quarta dimensão espacial


Robson Z. Conti
Pesquisador Senior



Joined: 09 Jan 2012
Posts: 389
Location: Jundiaí
Posted: Sat Jun 09, 2012 11:33 am Post subject: Reflexão livre sobre a quarta dimensão* espacial

*A não ser que seja diretamente explicitado no texto, sempre que este se referir à quarta dimensão, estaremos tratando de uma dimensão espacial extra, e não do tempo.

“Desde muitos milênios alguns filósofos e físicos afirmavam a impossibilidade de haver mais de três dimensões espaciais, enquanto que alguns místicos diziam que não era bem assim. O debate ficou mais acirrado quando alguns matemáticos e físicos constataram, após o dia 10 de junho de 1854, com a célebre palestra de Georg Bernhard Riemann [Riemann fez o trabalho a pedido e sob orientação de Gauss] na universidade de Göttingen, Alemanha, onde a intocabilidade da geometria euclidiana finalmente começou a ruir após 23 séculos, que as fórmulas que melhor explicavam a realidade convencionalmente observada de maneira solidária pelos seres humanos indicavam que esta realidade poderia ter mais algumas dimensões além das três que percebemos (comprimento, largura e altura).

Além das dimensões espaciais, as fórmulas e as nossas observações indicavam também a existência de mais uma dimensão, o tempo. Se com o tempo não temos problema algum, o mesmo não se passa com as dimensões espaciais. O grande problema era, e aparentemente ainda é, que as dimensões espaciais que conseguimos observar são apenas três, enquanto que algumas fórmulas exigem até nove dimensões espaciais. Em função disto passamos a ter problemas para tentar ao menos imaginar, já que não podemos visualizar convencionalmente, onde estaria a quarta dimensão espacial (das demais trataríamos depois de descobrir onde a danada da quarta dimensão poderia estar).

Pessoalmente, passei algum tempo pensando nisto (ainda em 2005), cheguei a desenhar alguns rascunhos, a escrever alguns textos a respeito e até a iniciar a construção de estruturas semelhantes a gaiolas de cubos vazados para tentar encontrar alguma luz para a solução deste problema. E, sem sucesso, deixei o assunto para a posteridade e fui cuidar de outras questões mais simples e urgentes.

Há alguns dias, no entanto, retomei estas tentativas em função de um comentário de outra pessoa. Abri alguns arquivos que tinha sobre cosmologia e comecei a refletir sobre as explicações de que as estruturas físicas complexas que conhecemos serem formadas a partir de estruturas mais simples.

Só recapitulando, para criar estruturas com maior quantidade de dimensões, estruturas de menor número de dimensões são adicionadas ou superpostas. Tive, no entanto, um primeiro problema com o Euclides, pois consta que “É obvio, disse Euclides, que o ponto não tem dimensão nenhuma” [Hiperespaço, Michio Kaku, ISBN 85-325-1046-9].

A não ser que o tenha entendido mal, ao que eu replico: aparenta-me óbvio que o ponto tem de ter alguma dimensão. Para existir! Pois se adicionamos ou superpomos estruturas mais simples para formarmos as mais complexas, e a mais simples é o ponto (0D), então o ponto não pode ter dimensão zero, ou todas as demais seriam impossíveis, pois seriam superposições de nada, o que continuaria a nada ser. Como existimos, há uma contradição frontal entre as nossas observações e a tese euclidiana.

Voltando as estruturas, constatei o mesmo que outras pessoas antes de mim:

- a transformação dos pontos (estruturas com dimensão zero, ou 0D) em linhas (estruturas 1D, que podem ser retas ou curvas) através da adição de mais pontos (0D) contíguos mostrou-se simples;
- a transformação de linhas (1D) em superfícies (estruturas 2D, que podem ser planas ou curvas) através da adição de mais linhas (1D) contíguas não apresentou problemas;
e que
- nem a transformação de superfícies (2D) em espaços e corpos (estruturas 3D, que podem ser também planos ou curvos, regulares ou irregulares) através da adição de mais superfícies (2D) contíguas apresenta qualquer dificuldade.
- o problema começou mesmo quando tentei imaginar como seria a formação da quarta dimensão, isto é, como adicionar estruturas 3D de maneira a formar uma estrutura de quatro dimensões espaciais, ou 4D.

Em vista da minha incapacidade de imaginar uma solução, tentei usar de artifícios, conforme sugerido em alguns artigos que havia lido. Passei a observar o que se afirma que seria a sombra de uma estrutura 4D vazada, no nosso mundo 3D, e compará-lo com a sombra que um cubo (3D) vazado forma em uma superfície (2D) ao ser iluminado.

A sombra de um cubo (3D) vazado, ou seja, formado apenas pelas arestas, formaria uma imagem 2D de um quadrado dentro do outro, com linhas obliquas unindo os vértices do quadrado interno com os vértices mais próximos deles no quadrado externo, como mostra a figura 10.3 em http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/bigbang/10/.

Nela pode-se ver a sombra de uma estrutura de três dimensões (cubo) em uma realidade de duas dimensões (superfície), a qual será denominada de figura 1 no restante deste texto. Observe-se que para formar um cubo (estrutura 3D) unimos 6 quadrados (estruturas 2D) pelas arestas e que, para formar um hipercubo (estrutura 4D), necessitaremos de 8 cubos (estruturas 3D) unidos por faces.

Note-se, na figura 1, que apesar das sombras dos quadrados que formam o cubo apresentarem dimensões e formatos diferentes, na verdade estes quadrados são exatamente do mesmo tamanho no objeto tridimensional. Outro detalhe interessante é que os quadrados que formam as paredes laterais do cubo, na figura 1 mostrados na vertical (linhas violetas), formam trapézios na superfície onde é projetada a sombra do cubo.

Também os ângulos que as linhas oblíquas fazem com as linhas que formam os quadrados não são de 90 graus na sombra 2D. Mas no cubo 3D, todos eles são de 90 graus. Ou seja, no cubo, os ângulos que as arestas e as faces formariam entre si sempre seria de 90 graus ou de seus múltiplos, o que incluiria o ângulo zero, ou seja, uma linha ou superfície paralela, apesar da aparência da sombra não ser esta.

Já a sombra de um hipercubo (4D) vazado, ou seja formado apenas pelas arestas, formaria uma imagem 3D de um cubo dentro do outro, com arestas inclinadas (na cor violeta) unindo os vértices do cubo interno com os vértices mais próximos deles no cubo externo, como mostra a figura 11.4 em http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/bigbang/11/.

Nesta figura pode ser vista a sombra de uma estrutura de quatro dimensões (hipercubo) em uma realidade de três dimensões, a qual será denominada de figura 2 no restante deste texto.

Em relação a esta figura, considero interessante observar que apesar das formas e dimensões parecerem diferentes na “sombra 3D”, no hipercubo todos os quadrados e todos os cubos teriam idêntico tamanho e formato. Portanto, apesar das sombras 3D de alguns cubos (na cor violeta) se apresentarem como “pirâmides sem o topo” (troncos de pirâmides), não podemos nos esquecer que estas pirâmides apenas seriam a sombra dos cubos existentes na quarta dimensão, assim como quando geramos a sombra de um cubo em uma superfície 2D (ver figura 1), quatro quadrados ficaram com a aparência de trapézios.

Da mesma maneira, os ângulos que as arestas inclinadas fazem com as arestas na posição horizontal ou vertical não são de 90 graus na sombra 3D. Mas na suposta estrutura 4D, eles seriam todos de 90 graus, ou seja, no hipercubo os ângulos que as arestas e as faces de todos os cubos formariam entre si sempre seria de 90 graus (ou de seus múltiplos), apesar da aparência da sombra não ser esta.
Olhando com calma a figura 1 verificamos que os quadrados que na sombra aparecem um dentro do outro, ou seja, um menor que o outro, representam quadrados que efetivamente têm o mesmo tamanho no mundo 3D. Observando-se a figura 2, concluímos que também os cubos mostrados hão de ter exatamente o mesmo tamanho no suposto ambiente 4D.

Este detalhe poderia solucionar muita coisa pois, se o cubo interno e o externo da figura 2 têm a mesma dimensão, eles estariam praticamente juntos na estrutura 4D, separados apenas por uma distância muito pequena.

Só que, segundo a regra até agora usada, os cubos vermelho e verde teriam de ser distanciados entre si por arestas e faces exatamente das mesmas dimensões de suas próprias arestas e faces, e sempre com ângulos de 90 graus. Só que nós não estamos procurando especificamente por hipercubos ou por qualquer outra estrutura geométrica regular e sim pela maneira como poderia ser espacialmente distendida uma estrutura com mais de três dimensões espaciais. E aparentemente isto fará toda a diferença, como podemos ver mais abaixo.

Notei também que pela analogia com a maneira de construção do cubo a partir de 6 quadrados, no hipercubo os cubos mostrados juntos (na cor violeta) na figura 11.3 de http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/bigbang/11/, neste texto chamada de figura 3, em que se vê 7 cubos já unidos (6 na cor violeta e um cubo envolto pelos mesmos, que não pode ser visto - o verde na figura 2) e um separado (o vermelho da figura 2) deveriam apontar todos no mesmo sentido, saindo da terceira dimensão, em vez de cada um dos seis cubos apontar em um sentido 90 graus defasado do outro como mostra a sua sombra em três dimensões. Isto me parecia uma dificuldade intransponível.

O cubo externo (em vermelho) da figura 2 é o cubo mostrado ainda separado na figura 3 e deve unir-se ao conjunto de forma a estar a 90 graus de todos os demais cubos.

A soma destas características tornaria este hipercubo uma estrutura de visualização virtualmente impossível para seres humanos (ao menos para os que eu conheço). E de construção virtualmente impossível para nós também.

O grande problema, ou quem sabe a grande solução, é que não temos a menor garantia de que a quarta dimensão espacial teria de ter sua extensão espacial nas mesmas proporções que as demais três dimensões espaciais com as quais estivemos tratando até agora. Na verdade o que os físicos e matemáticos andam dizendo é que a quarta dimensão está “enrolada” em uma extensão igual ou menor do que o comprimento de Planck, isto é, em torno de 10-33 cm, o que corresponde a 0,000000000000000000000000000000001 cm.

Se isto representar a realidade, então o cubo interno apenas teria um tamanho infimamente diferente do cubo externo, com os seis cubos mostrados unidos ao cubo interno na figura 3 tendo arestas com dimensões muito diminutas, da ordem de grandeza do comprimento de Planck. Isto permitiria que as dimensões dos cubos interno e externo fossem virtualmente idênticas, com um cubo dentro do outro com separação ínfima.

Mas isto não mais seria um hipercubo e sim um hiperparalelepípedo, em que as dimensões da arestas obliquas que separariam os cubos interno e externo teriam comprimento extremamente reduzido. Só que não há nenhuma necessidade dos corpos e estruturas com dimensões espaciais extras formarem poliedros regulares. Muito pelo contrário, aliás, porque se assim fosse nós veríamos as dimensões extras, o que não fazemos.

Aparenta-me que a quarta dimensão está em todo lugar que olhamos, envolvendo as estruturas tridimensionais as quais chamamos de objetos ou corpos, em todos os sentidos, nos 360 graus, como uma finíssima capa. O problema é enxergá-la, pois ela estaria a uma distância tão diminuta de todos os objetos que apenas enxergamos os objetos. Se existir alguma estrutura puramente de quarta dimensão, a sua espessura seria tão diminuta, da ordem de 10-33 cm, que a sua visualização prática ficaria inviável pelos meios à nossa disposição.

Note-se que nos seis cubos intermediários, aqueles que ficam entre os cubos externo e interno (na cor violeta), as três dimensões que nós convencionalmente observamos de maneira solidária mantém-se cada qual com seu tamanho normal. Na figura 2, as arestas [1] dos cubos intermediários que estão nas três dimensões espaciais conhecidas, desenhadas na horizontal ou na vertical, são coincidentes com as arestas dos cubos interno e externo, estando paralelas ou perpendiculares entre si.

Já as arestas que sairiam das três dimensões convencionalmente observáveis de maneira solidária por seres humanos e que separariam a terceira da quarta dimensão espacial, representadas na figura 2 de maneira obliqua, teriam tamanho da ordem de 10-33 cm, o que garantiria a sua invisibilidade.

Desta maneira, a tão famigerada quarta dimensão espacial, ou a quinta dimensão se o tempo for considerado a quarta, podem ser facilmente visualizadas como uma estrutura que envolve ou é envolvida por todos os corpos e objetos (estruturas 3D) que nós convencionalmente vemos e que está separada destas estruturas por uma distância tão diminuta que a sua observação é-nos impossível.

Se existirem estruturas de pura quarta dimensão, ou seja, em que todas as suas arestas teriam comprimentos iguais ou similares ao comprimento de Planck, estas seriam evidentemente invisíveis, intocáveis, imperceptíveis e inaudíveis a seres humanos “normais”.

Se for necessária a existência de dimensões espaciais adicionais além da quarta, como aparentemente a teoria Kaluza-Klein [2] exigiria para unificar a gravidade e o eletromagnetismo com as forças nucleares forte e fraca (além da própria estrutura da matéria), então elas aparentemente teriam estrutura similar e nos seriam também indetectáveis.”

[1] Como as arestas são curvas na mais íntima profundidade da matéria, a quarta dimensão espacial envolveria totalmente a terceira. Em termos de entidades matemáticas ou puramente imaginárias, é possível uma aresta formando um canto vivo até o último ponto. Mas, no mundo que habitamos, não é possível a existência de uma aresta viva, ou seja, totalmente reta.

As estruturas físicas são formadas por subestruturas cada vez menores, mas que têm dimensões físicas diferentes de zero e são abauladas nos seus limites e contornos, o que levaria uma quarta dimensão espacial a contornar estes limites abaulados, o que levaria qualquer raio (aresta) a estar sempre em ângulos de 90 graus ou seus múltiplos em relação a algumas das outras linhas-raio daquela microestrutura, ou seja, a exigência da ortogonalidade para a dimensão extra estaria mantendo-se sempre.

Tanto faz o formato daquela microestrutura, a quarta dimensão espacial sempre haverá de contornar de maneira extremamente precisa as suas bordas, de maneira a assentar-se e ajustar-se como a mais fina luva a qualquer alteração em suas bordas.

Isto seria coerente com a maneira como são formadas estruturas com maior quantidade de dimensões, pela adição de estruturas de menor número de dimensões, através de superposição e de modo que a separação entre cada elemento da dimensão anterior é feita pela adição de outro elemento idêntico a ele e separado por uma distância tão pequena que não se percebe a diferença entre eles (neste caso ela seria da ordem de grandeza do comprimento de Planck, ou seja, 10-33 cm).

Caso a dimensão de cada elemento fosse zero, como propôs Euclides (e todos aceitamos feitos vaquinhas de presépio, sem jamais questionar ou contestar até pouco tempo atrás) a superposição de distâncias nulas entre pontos resultaria em linhas de extensão nula, o que resultaria em superfícies de dimensão nula e em corpos de dimensões também nulas. O que frontalmente conflita com o que é observado convencionalmente de maneira solidária tanto por seres racionais quanto pelos irracionais.

Já se tivermos uma distância de 10-33 cm entre um ponto e outros que sejam seus vizinhos, formando linhas, assim como os mesmos 10-33 cm entre uma linha (retas ou curvas) e outras que também lhe sejam vizinhas, formando superfícies, com a mesma medida separando uma superfície (que pode ser plana ou curva) de outras que lhe sejam vizinhas, formando corpos, o mundo físico como o conhecemos poderia ser explicado racionalmente.

Como se pôde notar, cada elemento de cada dimensão é envolto em elementos da mesma dimensão que ele em todos os sentidos possíveis a aquela dimensão, o que nos levaria a uma realidade matricial, se o espaço fosse algo segmentado e não uma continuidade, como o considero atualmente, o que elimina a necessidade de racionalização do mesmo através de elementos apreensíveis aos seres humanos como pontos, linhas e superfícies (o que paradoxalmente voltaria a dar razão em certo sentido ao Euclides, pois pontos, linhas e superfícies seriam efetivamente inexistentes e sem dimensão alguma, sendo apenas abstrações que usamos para tentar racionalizar o mundo, o qual não necessita de nada disto, ele simplesmente é o que é).

Apenas os volumes, tridimensionais por definição, teriam existência efetiva, mais preenchidos ou menos preenchidos por partículas fundamentais cujos fluxos cíclicos produziriam variação na densidade desta ocupação, o que seria o que atualmente chamamos pelo milagroso nome de campo, cujas variações de densidade produziriam tentativas de equalização as quais, por sua vez, as forças fundamentais que conhecemos.[3]

[2] Pelo que verifiquei depois, aparenta-me que esta configuração não seria o que as teorias que propõe a existência de algumas dimensões espaciais extras como necessárias ou facilitadoras para a unificação das forças fundamentais da natureza.

[3] O texto acima, escrito originalmente em dezembro de 2009, me levou a ver as dimensões espaciais apenas como camadas concêntricas, todas essencialmente de espaço 3D, de forma que haveria uma quantidade ilimitada delas. Na verdade todos os corpos que conhecemos como tridimensionais seriam efetivamente multidimensionais, ou sequer os perceberíamos.

Esta configuração não se propõe a ser a que possibilite que a teorias multidimensionais façam algum sentido. Apenas foi a única maneira que humildemente consegui que dimensões extras possam existir atendendo a exigência de ortogonalidade entre cada nova dimensão espacial e suas antecessoras e, como algo que envolve uma estrutura qualquer está sempre ortogonal em relação ao centro da estrutura envolvida, os 90 graus estariam portando mantidos.

Observo que este cenário sobre hipercubos (e as especulações que se observa sobre inteligências 4D capazes de percebê-las) é apenas uma hipótese (o fato de alguém acreditar em sua existência ou não, não tem nada a ver com evidências objetivas e verificáveis por auditores independentes), se existirem inteligências 4D e se existirem hipercubos, pois não temos evidências (e nem mesmo sombras delas para serem analisadas como se fez na reflexão acima).

Um grande abraço e boa sorte a todos nós.
_________________
O mundo é simples, é tudo igual, é tudo célula de convecção.

Xevious
Pesquisador Senior



Joined: 18 Feb 2012
Posts: 138
Location: Porto Alegre
Posted: Tue Jun 12, 2012 2:11 pm Post subject:

Me desculpe mas acabei não lendo tudo, mas li cerca de 1/3, apesar do assunto ser muito interessante mas em faltou tempo.

Mas queria dizer que há cientístas que dizem que os eletrons as vezes desaparecem "desta dimensão" e isto também é uma explicações para alguns fenômenos quanticos constatados por eles.

Neste caso o eletron, poderia aparecer nesta e em outra dimensão, numa velocidade rapidíssima, em que para nosso conceíto de mundo que na prática não é subatômico, ele não percebemos esse fato, e ele parece estar permanentemente "aqui".

Para onde ele vai?..
Talvez não só para um outro universo, mas para "alguns outros".
Aqui o conceito de universo, se mistura com o de dimensões, no caso o nosso "Universo" seria oq podemos observar do nosso universo, as dimensões que podemos observar.




Outra possível constatação da possível existência de outra dimensão, são derivadas do cálculos apartir da explosão de uma estrela (super-nova) e suas constatações do resultado da energia disprendida.
No caso, parece estar "faltando" energia, ela teria que estar em algum lugar que não o "nosso universo"


Staphen Walking, chegou a uma conclusão certa vez, de que deveria existir um fenômeno de criação de energia, brotando apartir do nada, seria o oposto de um buraco negro, um "buraco branco", mas nunca foi observado algo assim, mas .. eles poderia existir "no outro universo".



Nossas dimensões se assemelham a um cubo.
Mas se formos olhar bem, um cubo não tem 3 dimensões, ele tem 6.
Já que cada uma delas tem a propriedade de estar "para dentro" ou "para fora" do cubo.
_________________
O universo é tão vasto, que tudo que imaginamos deve existir..

Robson Z. Conti
Pesquisador Senior



Joined: 09 Jan 2012
Posts: 389
Location: Jundiaí
Posted: Thu Jun 14, 2012 10:45 am Post subject:

Desde algum tempo tenho considerado possível que o que conhecemos como universo observável seja uma estrutura que está na saída do que poderia ser descrito como um buraco branco, cujo olho seria a região que tem sido conhecida como fluxo escuro.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=fluxo-escuro http://www.nasa.gov/centers/goddard/news/releases/2010/10-023.html
http://www.space.com/5878-mysterious-dark-flow-discovered-space.html
http://www.nasa.gov/centers/goddard/news/topstory/2008/dark_flow.html

Só que, diferentemente de algumas pessoas, as quais consideram que um buraco branco seria uma região de onde algo brotaria do nada, o que seria um milagre (se existissem), considero que o que sairia de uma região deste tipo estaria vindo de local não acessível, que poderia ser da maneira abaixo representada, do que trato com mais calma em outro momento.

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:EstruturaUniversoSustentavelFluxo%26EnergiaEscura.png

Ainda assim estariam mantidas as nossas queridas e de longa data conhecidas 3 dimensões espaciais.

A não ser que eu tenha me equivocado (e pelo jeito muita gente comigo, que não conseguiram descobrir onde poderiam ficar as dimensões físicas além destas 3), a não ser que consideremos que camadas concêntricas se sobrepondo seriam dimensões extras, e neste caso haveria uma quantidade ilimitada, mas não infinita, delas, não teríamos como ter dimensões espaciais além das três que conhecemos.

Um grande abraço e boa sorte a todos nós.
_________________
O mundo é simples, é tudo igual, é tudo célula de convecção.